Avaliação do Land Rover Discovery

O Land Rover Discovery é como aquele carro que serve pra tudo. Pode fazer quase qualquer coisa que você pedir – desde levar sete pessoas até puxar uma caravana de um lugar todo enlameado.

Se você quer impressionar os vizinhos com um carro chique, o Discovery também dá conta do recado. Ele te leva a lugares onde a maioria dos carros não se atreveria a ir.

Ele fica no meio da linha dos carros 4×4 da marca britânica, acima do menor Land Rover Discovery Sport e do mais resistente Land Rover Defender, mas abaixo do maior Range Rover e do Range Rover Sport.

O Discovery, que também é chamado de ‘Disco’, tem muitos pontos positivos, mas outros SUVs premium de sete lugares – como o Audi Q7, BMW X7, Mercedes GLE e Volvo XC90 – também têm seus prós.

Ele se destaca mais em trilhas off-road, mas considerando que a maioria das pessoas que têm um Disco passa mais tempo procurando vaga de estacionamento do que explorando trilhas, outros fatores provavelmente vão pesar mais na hora da compra. Vamos ver como o Land Rover Discovery se sai na comparação com os outros carros…

O Discovery não é feito para manobras esportivas. Você pode fazer curvas com ele numa boa em velocidades normais, mas não é tão ágil quanto o Audi Q7 ou o Volvo XC90. Ele inclina mais e parece um pouco complicado em curvas fechadas.

A direção é lenta, então é preciso girar bastante o volante para virar nas ruas da cidade. Não é o carro ideal para a cidade, mas é um dos melhores SUVs para encarar terrenos difíceis. Você pode explorar sem medo lugares onde outros têm receio de ir, graças à ótima altura do solo de 28,3 cm, capacidade de atravessar água com até 90 cm de profundidade e diversos sistemas eletrônicos inteligentes.

O Controle de Progresso em Todo Terreno está disponível como parte do Pacote Avançado de Capacidade Off-road, que é uma opção em todos os modelos. Basicamente, ele funciona como um controle de cruzeiro para off-road, mantendo a velocidade até 30 km/h. E você pode ajustar a velocidade de descida conforme a sua coragem.

Ruído e vibração

Os motores diesel D250 e D300 são surpreendentemente silenciosos, funcionam tranquilamente em segundo plano e permanecem suaves mesmo sob pressão. Na verdade, são ainda mais silenciosos do que os motores diesel do Q7.

Já a gasolina P360 é ainda mais refinada em baixas rotações, mas como você precisa acelerar mais para obter desempenho, fica mais evidente o esforço necessário.

As versões anteriores do Discovery não cortavam o ar com muita eficiência, mas esta versão mais recente não é muito melhor. Há mais ruído do vento e da estrada do que no Audi Q7 e no BMW X7, embora não chegue a ser perturbador.

Visão geral da condução

Em termos de direção, os modelos D250 e D300 têm pouco ruído, a direção é lenta, mas bem ponderada, e oferecem incrível capacidade off-road. No entanto, o Audi Q7 e o BMW X7 proporcionam passeios mais luxuosos, e há mais ruído de vento do que nesses modelos.

Interior e posição de condução e painel

Quanto ao interior, os fãs de SUV vão adorar a posição elevada de condução do Land Rover Discovery, que é mais alta do que a maioria dos rivais. Os bancos são confortáveis e fáceis de ajustar, com muitas opções de configuração. O painel é fácil de usar, com controles claros e robustos, embora não seja tão personalizável quanto o do Audi Q7.

Visibilidade, sensores de estacionamento e câmeras

Em termos de visibilidade, o Discovery oferece excelente visão em todas as direções, graças às grandes janelas e à posição elevada de condução. Todos os modelos vêm com faróis de LED padrão, e há sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de uma câmera surround que oferece uma visão panorâmica de 360 graus do carro. Esses recursos são opcionais em alguns concorrentes, como o Q7.

Navegação por satélite e infoentretenimento

Cada nível de acabamento recebe um sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 11,4 polegadas com espelhamento de smartphone Android Auto  e  Apple CarPlay  . Ao passar do acabamento S para R-Dynamic SE, você ganha um estéreo Meridian mais potente de 400 watts, e no R-Dynamic HSE você obtém 700 watts.

A tela sensível ao toque parece respeitável e responsiva. O sistema operacional não oferece exatamente os níveis de intuitividade da Apple, mas os menus são fáceis de entender. No geral, achamos que é melhor que o sistema do Volvo XC90.

Porém, como acontece com a maioria das telas sensíveis ao toque, os ícones são impossíveis de acertar sem desviar o olhar da estrada. Essa é uma das razões pelas quais preferimos o sistema iDrive no  BMW X5  e no BMW X7 – ele pode ser operado usando seu controlador rotativo menos perturbador e botões de atalho bem posicionados.

Qualidade

O interior do Discovery parece razoavelmente sofisticado. Existem mais alguns plásticos rígidos e arestas ásperas do que você encontrará em outros SUVs premium de sete lugares, mas as áreas com as quais suas mãos entram em contato regularmente parecem sólidas o suficiente.

Também existem muitas maneiras de personalizar o interior. Mesmo os modelos básicos S estão disponíveis com opções de cores dos bancos e do forro do teto, além de vários acabamentos no painel.

 

Visão geral do interior

Pontos fortes  Posição de condução dominante; grande visibilidade apesar do seu tamanho; infoentretenimento decente

Pontos fracos  Os mostradores digitais não são os mais configuráveis; qualidade interior poderia ser melhor

Se você tiver mais de um metro e oitenta de altura, poderá notar que os bancos não deslizam para trás tanto quanto os do Audi Q7 e do Volvo XC90. O Discovery tem um dos interiores mais amplos da classe, então você terá bastante espaço entre você e o passageiro da frente.

O Discovery também supera seus rivais no que diz respeito ao espaço de armazenamento interno. Você pode colocar uma garrafa de um litro em cada bolso da porta dianteira e até quatro iPads no bolso fundo entre os bancos dianteiros.

Há também um compartimento “secreto” engenhoso no meio do painel: quando você pressiona um botão, o painel de controle do clima se dobra para revelar um esconderijo para um telefone, bolsa ou carteira.

Espaço traseiro

A largura do Discovery torna o assento de três lado a lado na segunda fila bastante confortável para todos os envolvidos, e não há túnel central no piso para roubar espaço para os pés dos passageiros. Há muito espaço para a cabeça, embora o espaço para as pernas não seja tão generoso quanto no Q7 ou XC90, muito menos no Mercedes GLE.

O oposto é verdadeiro para os passageiros da terceira fila. Os dois bancos rebatíveis no porta-malas são mais espaçosos do que qualquer um dos rivais de sete lugares do Discovery, exceto o BMW X7. Mesmo dois adultos altos ficarão bastante confortáveis, e há almofadas macias logo abaixo das janelas traseiras para eles apoiarem os cotovelos.

Cada compartimento da porta da segunda fila pode conter uma garrafa de meio litro de água e há pequenas áreas de arrumação para os passageiros da terceira fila.

Confiabilidade

O Discovery não teve um desempenho particularmente forte em nossa pesquisa de confiabilidade , terminando na sexta posição entre nove SUVs familiares avaliados. Se você está procurando um SUV confiável, provavelmente é melhor evitar completamente a Land Rover – a marca terminou em 28º lugar entre 32 fabricantes classificados.

Uma garantia de três anos com quilometragem ilimitada – que também inclui assistência rodoviária no Reino Unido e na Europa – proporciona alguma tranquilidade. O prazo de três anos é padrão para a classe, embora o aspecto de quilometragem ilimitada supere muitos rivais, incluindo o Q7.

Segurança e proteção

Em termos de tecnologia de segurança, todos os níveis de acabamento vêm com oito airbags e assistência para manter a faixa, além de um sistema automático de frenagem de emergência ( AEB ) que irá desacelerá-lo automaticamente caso detecte uma colisão iminente. Pode até reconhecer pedestres. 

Se você atualizar seu Discovery para o acabamento R-Dynamic SE, você terá um sistema de monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro, que avisa sobre veículos que se aproximam quando você está dando ré em uma estrada. 

A segunda e terceira filas de bancos possuem pontos de fixação para cadeiras de criança Isofix, uma característica destacada pela Euro NCAP ao atribuir ao Discovery o máximo de cinco estrelas na sua avaliação de segurança. Se você olhar para as categorias individuais, o Discovery não tem uma pontuação tão alta quanto o Q7 ou o Volvo XC90 em proteção de adultos ou crianças, mas os supera em segurança de pedestres.

Visão geral dos custos

Pontos fortes  Os modelos básicos parecem ter grande valor em comparação com rivais como o BMW X7; Os negócios PCP são competitivos; ótimo equipamento padrão

Fraquezas  Confiabilidade terrível

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.